Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Professores...ATENÇÃO!

PROFESSORES,
É nosso dever como "educadores" e "cidadãos" ficar atento a casos de "Bullying" em nossas Escolas.
Procurem conversar mais com seus alunos.
Faça atividades em que  você possa detectar o problema.
Pesquise textos e reportagens e até mesmo livros que abordem o assunto.
Não estimule o "Bullying"!

Trabalhando valores!


A mesma Margarida  que podemos usar para os alunos escreverem nas pétalas sentimentos que aquecem e acabam com o frio (carência) ...Podemos usar também para trabalhar o "Bullying" na sala de aula.
As crianças poderão escrever palavras ou provocações que a deixam "Friorentas".

Veja os moldes:

A Margarida Friorenta (Moldes e Sugestões)



Sugestões e moldes para trabalhar a história "A Margarida Friorenta" .
Você pode fazer mini fantoches com caixa de fósforos ou fazer uma Margarida para ser "Mascote" da sala...E cada criança pode levar para casa num dia e trazer no outro,simbolizando o "cuidar" como um sentimento importante de carinho.
O Slogan pode ser : "Quem ama,cuida!"
.
Outra sugestão muito boa para trabalhar  na aula de Ciências é fazer uma floreira e plantar sementes de Margaridas. Os alunos podem cuidar para que floresça.

========================================================================

A Margarida Friorenta


A MARGARIDA FRIORENTA


(Fernanda Lopes de Almeida)



Era uma vez uma margarida em um jardim.

Quando ficou de noite a margarida começou a tremer.

Ai passou a Borboleta Azul. A borboleta parou de voar.

- Por que você esta tremendo?

- Frio!

- Oh! E horrível ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!

A Margarida deu uma espiada na noite.E se encolheu nas suas folhas.A Borboleta teve uma idéia:

- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.

-Psiu, acorde!

- Ah? E você, Borboleta? Como vai?

- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.

- O que e que ela tem?

- Frio coitada!- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.

- Vou trazer já.

A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem.

Ana Maria abriu a porta para eles. E deu um biscoito para Moleque. A Margarida ficou na mesa de cabeceira.

Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho. Era o vaso balançando. A Margarida estava tremendo!

- Que e isso?

- Frio!- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.

Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio nenhum.E vestiu o casaquinho na Margarida.

- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria. A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.

- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.Era a Margarida tremendo.Então Ana Maria descobriu tudo. Foi lá e deu um beijo na MargaridaA Margarida parou de tremer. E dormiram muito bem a noite toda. No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:

-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não! E a Borboleta respondeu:

- Ah! Entendi!

=======================================================================
Para baixar o livro:




http://www.scribd.com/doc/7367119/A-Margarida-Friorenta-Adap-Texto-Fernanda-Lopes-Almeida
 
=====================================================================
 
Trabalhando valores!
 
Reflexão:




Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia.



Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de alguém que gostamos poder ajudar muito.
 
=======================================================================
 
Aulas de informática


Sugestão para trabalhar livros digitais nas aulas de informática. Ou até usar estes vídeos para trabalhar o texto em aula.



Se achar mais interessante, a professora tem a opção do audio-visual para essa história disponível em:

.http://escolapequenoser.com.br/livrodigital/livro01/default.html

ou

 

==================================================================

Leitura dramatizada (Sugestões)


Trabalhar com as crianças o texto em forma de leitura dramatizada.

Pode ser fantoche ou dramatização corporal.

Outra sugestão é fazer um debate sobre o tema e usar alguns alunos para defender o ponto de vista de cada personagem...As crianças ficam mais interessadas quando há uma proximidade entre elas e os personagens. Por isso o ideal é fantasiá-las! Vale a pena a brincadeira!


Na próxima postagem colocarei os moldes!

=================================================================

Pétalas de sentimentos!


Montar com as crianças uma margarida.

No miolo elas deverão escrever o seu nome e em cada pétala o sentimento que mais gosta de receber.



Exemplo:

Carinho,amor,compreensão,etc.



Aproveite este momento para conversar com seus alunos e perguntar sobre os sentimentos que sentem falta.

Anote os dados na ficha dos alunos.



"Plante simbolicamente esta margarida em um vasinho de pet (pequeno) para que os alunos presenteiem seus pais ou exponha as margaridas no mural da sala."

Na próxima postagem colocarei os moldes!

=================================================================

Seu comentário é muito importante!

LEITURA...UM HÁBITO MAIS QUE SAUDÁVEL!

Navegando pela internet encontrei um cantinho bem legal para quem curte viajar na leitura!
Fica a dica!
Sobre Livros